A Madu Bertoldo é designer há cerca de um ano e trabalha, principalmente, como social media. Seu principal objetivo é ajudar pequenas empresas/empresários que não estão imersos no digital e precisam divulgar seus serviços nas redes sociais. A marca visa ajudar, acolher e ser objetiva no seu trabalho. Seu público-alvo são lojistas, comerciantes e donos de empresas de diversos segmentos dos 20 aos 45 anos.
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Madu Bertoldo has been a designer for about a year and works mainly as social media. Her main objective is to help small businesses / entrepreneurs who are not immersed in digital and need to promote their services on social media. The brand aims to help, welcome and be objective in its work. Its target audience is shopkeepers, merchants and business owners from different segments, aged between 20 and 45.
O principal objetivo da identidade visual era representar a Madu em todas a sua totalidade. Dessa forma, a letra M traz a inicial do nome Maria e do apelido Madu. Para trazer o significado e a representação do nome Maria de maneira simbólica, a pesquisa apontou para uma interessante combinação: a estrela-do-mar. Para aqueles que procuram por proteção, a "Oração a Maria, Estrela do Mar" traz esse animal com uma relação ao nome. Na iconografia cristão, a estrela-do-mar, ou Stella Maris, simboliza a Virgem Maria, e é vista como um símbolo de salvação durante tempos difíceis e de segurança em tempos de turbulência. Assim como as estrelas, a estrela-do-mar é também um símbolo celeste, e representa o infinito amor divino.
Diz a lenda que as estrelas-do-mar eram estrelas que foram hipnotizadas por animais marítimos para enfeitarem os oceanos. A estrela-do-mar, apesar de poder quebrar-se em muitos pedaços, tem a capacidade de regenerar-se e voltar a crescer, por isso simboliza a cura e a renovação. Por ser um animal marítimo, está relacionada com o elemento água, que também simboliza a cura, a purificação e a limpeza. A água também tem uma força importante para a Madu, já que sua ideia inicial para a marca era trazer esse elemento poderoso como parte principal da identidade visual. A associação entre as característica da estrela-do-mar e da água, carrega um simbolismo relacionado à intuição, emoção, amor e percepção sensorial.
Já na mitologia egípcia, a estrela-do-mar está ligada à deusa Isis, deusa dos pobres e dos escravos. Oferecer uma estrela-do-mar simboliza abundância e renovação. Na mitologia romana, a estrela-do-mar está associada à Vênus, deusa do amor. Em algumas representações de Vênus ela aparece com uma estrela-do-mar na mão. A deusa Vênus e a estrela-do-mar associadas carregam um duo simbólico do amor, da sensibilidade e da emoção.
A estrela-do-mar e seus "cinco braços" simbolizam os mais diversos conhecimentos que precisamos adquirir para sermos designers. Sendo assim, os “braços” da estrela-do-mar trazem essa ideia de interdisciplinaridade de aprendizagens e versatilidade. E pensando também em como a Madu pretende ampliar seus conhecimentos para outras áreas como Motion Design.
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The main objective of the visual identity was to represent Madu in all its entirety. In this way, the letter M brings the initial of the name Maria and the nickname Madu (and brand name). To bring the meaning and representation of the name Maria in a symbolic way, the research pointed to an interesting combination: the starfish. For those looking for protection, the "Prayer to Mary, Star of the Sea" brings this animal as an indirect relationship to the name. In Christian iconography, the starfish, or Stella Maris, symbolizes the Virgin Mary, and is seen as a symbol of salvation during difficult times and security in times of turmoil. Like the stars, the starfish is also a celestial symbol, and represents infinite divine love.
Legend has it that starfish were stars that were hypnotized by sea animals to grace the oceans. The starfish, despite being able to break into many pieces, has the ability to regenerate and grow again, so it symbolizes healing and renewal. As a sea animal, it is related to the water element, which also symbolizes healing, purification and cleansing. Water is also an important force for Madu, as her initial idea for the brand had to do with the issue of water. The association between the starfish and water features carries a symbolism related to intuition, emotion, love and sensory perception.
In Egyptian mythology, the starfish is linked to the goddess Isis, goddess of the poor and slaves. Offering a starfish symbolizes abundance and renewal. In Roman mythology, the starfish is associated with Venus, goddess of love. In some depictions of Venus she appears with a starfish in her hand. The goddess Venus and the associated starfish carry a symbolic duo of love, sensitivity, emotion and physical attributes.
The starfish and its "five arms" symbolize the most diverse knowledge we need to be designers. Thus, the “arms” of the starfish bring this idea of interdisciplinarity of knowledge and versatility. Also thinking about how Madu intends to learn other areas such as Motion Design and so on.
A marca carrega consigo a história e a personalidade da Madu. Era importante que os elementos utilizados tivessem uma relação íntima com ela para que a marca fosse uma extensão da sua essência. Por isso, o combogó aparece como elemento gráfico secundário da marca trazendo esse aspecto de regionalidade presente em Pernambuco (localidade de residência da Madu e foco, principal, do seu trabalho como designer).
As ilustrações feitas para a marca são baseadas nos gostos pessoais da Madu que ama café, gatos, signos, viagens e referências da cultura pop. O desafio foi criar uma marca que fosse acolhedora, e ao mesmo tempo, que trouxesse esse aspecto de diversão e juventude.
Outro elemento da marca são as formas geométricas que podem ser criadas de maneira orgânica. Já a paleta de cores foi pensada para transmitir a essência da marca. Sendo assim, as cores carregam uma tonalidade terrosa que traz uma sensação de aconchego, delicadeza, afetividade e conforto.
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The brand carries with it the history and personality of Madu. It was important that the elements used had an intimate relationship with her so that the brand was an extension of her essence. Therefore, the combogó appears as a secondary graphic element of the brand, bringing this aspect of regionality present in Pernambuco (Madu's place of residence).
The illustrations made for the brand are based on Madu's personal tastes, who love coffee, cats, signs, travel and pop culture references. The challenge was to create a brand that was welcoming, and at the same time, that brought that aspect of fun and youth.
Another branding element is the geometric shapes that can be created organically. The color palette was designed to convey the essence of the brand. Therefore, the colors carry an earthy tone that brings a feeling of warmth, delicacy, affection and comfort.